RESERVA DE EMERGÊNCIA - 3 DICAS PARA TER A SUA
- RAFAEL CARVALHO

- 18 de mai. de 2020
- 2 min de leitura

Você sabia que menos da metade dos brasileiros seriam capazes de cobrir uma despesa inesperada de R$1.000,00?
É fato que imprevistos vão acontecer a qualquer momento, e fazer uma reserva de emergência é essencial para passar por turbulências de maneira mais tranquila, ainda mais em tempos de pandemia.
1° Dica (Faça uma reserva imediata)
O Ideal é fazer uma reserva imediata que cubra de 6 a 12 meses as suas despesas básicas sem uma possível entrada de receita. Ao longo dos meses, reserve ao menos 20% da sua receita mensal. Garanta que não atrapalhe o seu orçamento mensal e pagamento das despesas básicas.
2° Dica (Invista em ativos financeiros)
No mercado financeiro há vários ativos, e você pode começar com apenas R$100,00 ou até menos, e fazer com que sua reserva tenha uma rentabilidade maior. Exemplos: CDB´s, fundos de renda fixa e tesouro selic.
Obs: Escolha uma aplicação de fácil retirada, pois os imprevistos podem acontecer a qualquer momento. (Não coloque na poupança)
3° Dica (Disciplina, disciplina e mais disciplina.)
Certa vez escutei uma história que dizia: Ao iniciarem juntos um grande projeto, um sábio mentor disse ao seu discípulo: “Você precisará de três itens básicos para conseguir chegar ao nosso objetivo.” E o aprendiz, obviamente, perguntou: “Quais são?”. Ao que o seu mestre respondeu: “Disciplina, disciplina e mais disciplina.”
A dica é ter disciplina e fazer um esforço para começar e manter, mesmo que seja com um valor pequeno. Vale a pena lembrar que a reserva de emergência só deve ser usada em situações extraordinárias de falta de receitas.
Nós brasileiros não estamos habituados a ter essa reserva perante os imprevistos financeiros de nossa vida, mas com o mínimo de planejamento e seguindo essas dicas, iremos alcançar a realidade financeira ideal para passar por cima das turbulências e realizarmos nossos sonhos.




Comentários